BRAGANTINO COMPLETOU 84 ANOS DE FUNDAÇÃO NESTE DOMINGO

PARTE II


O Bragantino em 1967 foi à final do campeonato da 2ª. Divisão e enfrentou no Pacaembu o XV de Piracicaba, mas foi derrotado por 4 x 3.

Em 1977, o time do Bragantino ressurgiu na 3ª. Divisão, onde sagrou-se campeão em 1979, e voltou a integrar a 2ª. Divisão.

Nos anos seguintes, diversos presidentes assumiram o clube, sempre com muitas dificuldades e sem apoio financeiro, apesar de grandes esforços de seus diretores.

No ano de 1987, após péssima campanha na Segunda Divisão, o clube se safou do rebaixamento em uma espécie de “rebolo”.

Em 1988, o Bragantino conquistou o título da então Divisão Intermediária e novamente subiu para a Divisão maior do futebol paulista.

Entre 1988 a 1991, o Bragantino viveu o auge de suas conquistas. Foi nessa época que a equipe revelou diversos jogadores, entre eles Mauro Silva, tetracampeão mundial em 94, além dos técnicos Wanderlei Luxemburgo e Carlos Alberto Parreira. Em 1988 o Bragantino voltou à 1ª Divisão. No Paulistão de 1989, sob o comando do técnico Wanderlei Luxemburgo, o Bragantino terminou o campeonato entre os quatro primeiros colocados.
Uma das formações do time Campeão Brasileiro 1989 - Série B
Dr. Gustavo (médico), Boca (supervisor), Nei, Biro Biro, Mauro Silva,
Júnior, Gil Baiano e Marcelo. Ao fundo, a direita, Mauro Baúna Del Roio.
Ivair, Valmir, Mario, Gatãozinho e Luis Müller.
FOTO: Internet

A primeira participação em uma competição nacional foi em 1989, quando o Bragantino sagrou-se Campeão Brasileiro da Série B.

O ano de 1990 ficou marcado na memória dos torcedores. O Bragantino sagrou-se campeão paulista. No Brasileirão, em sua primeira participação, a equipe terminou na oitava colocação.
FOTO: Internet

Já em 1991, o técnico Carlos Alberto Parreira chegou para substituir Wanderlei e mais uma vez a equipe do Bragantino surpreendeu, chegando à final da competição, quando enfrentou o São Paulo e perdeu, sagrando-se vice-campeã. Nesse ano o Bragantino foi campeão do Torneio Início do Campeonato Paulista.

O Bragantino em 1992 ficou em 3.º lugar no Campeonato Brasileiro e em 1993, quarto colocado. Nesse mesmo ano, o clube participou pela primeira vez de uma competição Sul-americana, a Copa Conmebol, que voltaria a disputar no ano seguinte.

Em 1995, o Bragantino voltou a 2ª Divisão do futebol paulista. No ano seguinte, 1996, o Bragantino disputou pela terceira vez a Copa Conmebol. No Brasileirão do mesmo ano, com péssima campanha o time foi rebaixado. Mas, uma “virada de mesa” articulada pelo Fluminense o mantém por mais duas temporadas na elite do futebol brasileiro, até que em 1998, retorna à Série B do Campeonato Brasileiro. O Bragantino voltou a passar por uma fase difícil, com os torcedores se afastando do estádio e financeiramente em estado precário.

** Texto extraído do Bragança Jornal Diário, da edição de sábado (07/01/2012).

 

Comentários

Postagens mais visitadas

CLEBER WELLINGTON ABADE APITA PONTE PRETA x BRAGANTINO

BRAGANTINO TEM NOVO FORNECEDOR DE MATERIAL ESPORTIVO

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA