Memórias (1)

C.A. BRAGANTINO FUNDADO EM 1928

Uma das equipes mais vitoriosas do interior do Estado de São Paulo, o Clube Atlético Bragantino foi fundado em 08 de janeiro de 1928, como uma dissidência de outra equipe da cidade, o Bragança FC, que nunca chegou a se profissionalizar e mais tarde se extinguiu.

Como único representante da cidade, o Bragantino estreou no profissionalismo em 1949, terceira temporada da Lei do Acesso, quando disputou a Segunda Divisão do Campeonato Paulista (atual Série A2). Após um breve período de instabilidade, o time firmou-se na divisão em 1956, disputando-a por 10 temporadas seguidas.

Foi neste período, em 1958, que chegou à presidência Nabi Abi Chedid. Sob seu comando, em 1965, o time conquista o título da Primeira Divisão (equivalente a atual A2, a principal chamava-se Especial) e o acesso à elite do futebol paulista. A estreia na divisão principal deu-se em 1966, mas o Bragantino não fez uma boa campanha e acabou rebaixado no mesmo ano, voltando à Primeira Divisão em 1967, onde ficaria até 1971.

A década de 1970 foi a pior da história do Bragantino. O clube, já experimentado nos gramados da primeira divisão, esteve licenciado por quatro temporadas e disputou a Terceira Divisão (quinto nível do futebol da época, sem equivalência atual) nos anos de 1978 e 1979.

A virada ocorreu na década seguinte. Em 1980, o time recebeu um convite para disputar a Segunda Divisão (Série A2) e voltou a ter regularidade no campeonato, disputando-o por nove temporadas seguidas.

O título da Divisão Especial (Série A2) de 1988 abriu para o clube de Bragança Paulista sua fase áurea. O time chegou à elite e tornou-se protagonista na temporada 1990, quando conquistou o título na “final caipira”, contra o Novorizontino. O Bragantino foi a segunda das três equipes do interior do estado a conquistar o título na elite do Paulistão.

O time base da conquista é inesquecível para os torcedores do Bragantino: Marcelo; Gil Baiano, Júnior, Carlos Augusto e Biro-Biro; Mauro Silva – que depois seria tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira –, Ivair, Mazinho e Tiba; Mário e João Santos. O técnico era Vanderlei Luxemburgo. O capitão da equipe, o zagueiro Nei, lesionado, ficou de fora das duas partidas finais.

No ano seguinte, o time ainda chegaria à final do Campeonato Brasileiro, perdendo a decisão para o São Paulo.

Em grande fase, o Bragantino tornou-se figura frequente na Copa Conmebol, tendo participado da competição Sul-Americana em três ocasiões (1992, 1993 e 1996).

Problemas internos rebaixaram o clube no Paulistão de 1995. Foi um golpe duro. A partir de então foram 10 anos de muitas dificuldades. No Campeonato Brasileiro também aconteceu o rebaixamento em 1996, mas graças a uma virada de mesa do Fluminense, o clube permaneceu ainda mais duas temporadas na Série A, até o definitivo rebaixamento em 1998.


A volta aos bons tempos só começaria em 2005, quando o time conquistou o acesso para a Série A1 do Campeonato Paulista.


Em 2007, após disputar as semifinais do Campeonato Paulista, veio o título da Série C do Brasileiro e, conseqüentemente, o acesso para a Série B, onde permaneceu até 2016.


Em 2015 foi novamente rebaixado no Estadual. Na Série B do Brasileiro teve uma campanha boa, terminando na sexta colocação. A oscilação dentro das temporadas entre uma competição e outra foram constantes, tanto que, em 2016, o time fracassou rumo ao acesso na Série A2 do Paulista e foi rebaixado para a Série C no Brasileiro.


Em 2017 sagrou-se vice campeão da Série A2 e garantiu o acesso de volta ao Paulistão. A final foi disputada em jogo único, contra o São Caetano, na casa do adversário, que teve uma melhor campanha. Nesta mesma temporada teve que lutar muito para não ir parar novamente na Série C do Brasileiro. O time se salvou apenas na última rodada com uma vitória, fora de casa, contra o Tupi-MG.


O ano seguinte (2018) foi mais tranqüilo e vitorioso. No Paulistão uma boa campanha e no Brasileiro o retorno para a Série B, depois de dois jogos memoráveis contra o Náutico (3 x 1, em Bragança; 1 x 1 na Arena Pernambuco).

O ano de 2019 foi o mais agitado do Bragantino neste século. O Massa Bruta viveu altos e baixos dentro e fora de campo. A equipe quase rebaixada à Série A2 do Campeonato Paulista foi campeã do Campeonato Brasileiro Série B com folgas. Porém, com uma mudança no meio do caminho: a chegada da Red Bull para a gestão do futebol do clube.

Postagens mais visitadas

CLEBER WELLINGTON ABADE APITA PONTE PRETA x BRAGANTINO

BRAGANTINO TEM NOVO FORNECEDOR DE MATERIAL ESPORTIVO

QUALQUER SEMELHANÇA É MERA COINCIDÊNCIA