08/01/2014: 86 ANOS DO CA BRAGANTINO - PARTE 01

DA FUNDAÇÃO (1928) A 1965

O Bragantino, um dos mais tradicionais times do interior do Estado de São Paulo, está completando na data de hoje, 86 anos de existência.

Fundado em 8 de janeiro de 1928, o clube teve em toda a sua trajetória momentos bons e ruins, mas os títulos conquistados se tornaram marcas representativas. Campeão Paulista em 1990, campeão das divisões de acesso em 1965 e 1988, campeão do Torneio Início do futebol paulista em 1991, vice-campeão brasileiro em 1991, campeão brasileiro da Série B em 1989 e campeão brasileiro da Série C em 2007.

Seu primeiro presidente foi Ismael de Aguiar Leme.

Vinte e um anos após sua fundação estreou em competições profissionais oficiais, disputando o Campeonato Paulista da Segunda Divisão, ao lado de mais 46 equipes do interior do Estado. Um campeonato regionalizado no qual o Braga estava Série Vermelha (Série da Paulista), juntamente com Guarani, Ponte Preta e Mogiana (Campinas), Taubaté, Rio Branco (Americana), EC São Caetano (SC do Sul), Votorantim (Sorocaba), São João e Paulista (Jundiaí), Corinthians (Santo André), Portofelicense (Porto Feliz) e o CA Piracicabano (Piracicaba).

Apenas o campeão de cada uma das Séries (total de quatro) avançava para a fase decisiva. O Bragantino terminou na quarta colocação, com 28 pontos, atrás das três equipes de Campinas.

Em 1965, sob a presidência de Nabi Abi Chedid, o time conquistou o acesso para a elite do futebol paulista. Uma verdadeira invasão de torcedores de Bragança tomou conta do Pacaembu. Dois emocionantes jogos contra o Barretos, onde uma vitória e um empate consolidaram o Massa Bruta na Primeira Divisão.



Roberto, Darci, Geraldo, Ivan, Del Pozzo e Valter.
Nardinho, Norberto, Nivaldo, Hélio Burini e Wilsinho.



Comentários

Postagens mais visitadas

CLEBER WELLINGTON ABADE APITA PONTE PRETA x BRAGANTINO

BRAGANTINO TEM NOVO FORNECEDOR DE MATERIAL ESPORTIVO

HISTÓRIAS: BRAGANTINO CAMPEÃO DA 3ª DIVISÃO EM 1979