CHEGA AO FIM O PRIMEIRO TURNO DO BRASILEIRÃO
CONSEGUIRÁ O BRAGANTINO SUA PRIMEIRA VITÓRIA FORA DE CASA?
O primeiro turno do Campeonato Brasileiro chega ao seu final nesta segunda-feira (02/11) e o Massa Bruta terá pela frente um temível adversário, o Grêmio, em Porto Alegre. É bem verdade que os números mostram uma campanha bastante irregular da equipe gaúcha, mas é inegável que se trata de um dos grandes do futebol brasileiro.
![]() |
CLAUDINHO É UMA DAS ESPERANÇAS DO BRAGANTINO NESTA SÉRIE A |
Dos nove jogos como visitante até aqui, o Bragantino ainda não venceu nenhum. Empatou cinco (Santos, Athlético-PR, São Paulo, Vasco e Flamengo) e perdeu quatro (Bahia, Fortaleza, Atlético-MG e Atlético-GO). Marcou oito gols e sofreu 14.
Será contra o Grêmio a tão esperada primeira vitória fora de casa? Se isto acontecer, a equipe terminará o primeiro turno com 22 pontos, praticamente a metade do que os estatísticos defendem para a permanência de uma equipe na Série A.
Nas últimas 10 edições do Brasileirão, apenas o Ceará, em 2019, escapou do rebaixamento com menos de 40 pontos. Com 39 pontos o time permaneceu na elite, enquanto o Cruzeiro caiu com 36.
A média de pontos do 16º colocado, o primeiro fora da zona do rebaixamento, tem sido de 42,8. Atingir 43 (arredondando) foi suficiente para evitar o rebaixamento em sete edições do certame.
Salvo em três ocasiões, como em 2013, quando a Portuguesa fez 44 e caiu. Em 2016, quando o Inter-RS foi rebaixado com 43 pontos. E em 2017, quando Vitória-BA, Coritiba e Avaí, somaram os 43 pontos. O clube baiano escapou do rebaixamento, enquanto os paranaenses e catarinenses caíram, devido os critérios de desempate.
Nos últimos dez anos analisados, 45 pontos sempre significou permanência na elite.
A arrancada para esta permanência pode acontecer a partir do jogo de hoje, contra o Grêmio ou, obrigatoriamente, terá que acontecer no returno da competição.
Comentários