CRÔNICA DO TORCEDOR WAGNER TERTULIANO

O DIA QUE ME APROXIMEI DE GARRINCHA

"Bragança Paulista, pequena cidade do interior do Estado de São Paulo. Corria o final do ano de 1966. Era um domingo que amanheceu bonito e ensolarado, mas decisivamente não era como os outros. Sentia-se no olhar, nos movimentos e atitudes das pessoas algo diferente. Percebia-se que em alguns bares, nas ruas e na praça da cidade não se ouvia falar de outra coisa.

Assunto não faltava, e pelas palavras dos interlocutores, havia um presságio de que um grande e significativo fato iria ocorrer. No já caótico trânsito das ruas centrais, desfilava muita gente em carreata que seguravam bandeiras, cornetinhas de plástico e assopravam estridentes apitos, e nessa euforia soltavam gritos de satisfação e alegria, chamando a atenção dos curiosos que perfilavam nas calçadas.

Mas o que de importante estava por acontecer? Qual o motivo de tanto barulho espalhafatoso? E porque essa comoção tomou conta da cidade? Uns diziam está chegando o carnaval, outros tinham a impressão que comemoravam a passagem da padroeira da cidade. Mas não era nada disso e sim um grande jogo pelo conceituado e importante Campeonato Paulista, onde o humilde Bragantino de Odarci, Luizinho, Luizão, Hamilton, Roberto e Walter, Del Pozo, Hélio Burini, Nivaldo e Wilsinho iria enfrentar o todo poderoso Corinthians de Heitor, Jair Marinho, Ditão, Clóvis e Edson, Nair e Rivelino, Marcos, Tales, Flávio e Gilson Porto, e além de já ter um grande time neste ano de 1966, o Esquadrão do Parque São Jorge ainda contratou o mundialmente e aclamado como “a alegria do Povo”, Garrincha, que dava dribles maravilhosos e desconcertantes, e foi Campeão Mundial de 1958 e 1962, mas, já era considerado veterano para o futebol com a idade de 32 anos.

Neste dia diferenciado a cidade estava apinhada de pessoas importantes, a imprensa falada, escrita e televisiva a todo o momento dava destaque para essa contenda histórica. Próximo ao Estádio Marcelo Stefani, milhares de torcedores chegavam com grandes bandeiras e cantarolavam o hino do Sport Clube Corinthians Paulista, em oposição aos torcedores do Clube Atlético Bragantino, que não ficavam atrás. Enfim, aquele aglomerado de torcedores dos dois alvinegros entoava e referenciava cada vez mais alto o nome do seu apaixonado clube. 

Eu nos meus 14 anos observava a multidão, sentia aquela vibrante emoção, e feliz por estar ali naquele momento inesquecível, participar como torcedor numa partida de grande peso era tudo o que eu queria para ver os grandes astros corintianos e talvez a maior contratação da época que era o famoso Gênio das pernas tortas, Garrincha. 

Porém, havia um detalhe, que separava a minha vontade de assistir o jogo da entrada, para dentro do Estádio. Eu simplesmente estava sem dinheiro para comprar o ingresso. Então, entre um momento de tristeza e frustração, me veio à evidência de um infinito brilho e plena lucidez. Ao ver a Delegação Corintiana, descendo do ônibus para adentrar os vestiários, não tive dúvidas, me misturei com os jogadores e fui parar na boca do túnel que dá acesso ao campo de jogo. Ali fiquei estacionado até o início da partida, pois não havia a mínima possibilidade de eu ir para as arquibancadas. Ao presenciar os jogadores entrando no campo, eu parecia um deles, e qual foi a minha surpresa naquele magnífico momento da minha vida, o jogador Garrincha que não pode jogar, ficou do meu lado assistindo a partida e eu com a minha característica curiosidade de adolescente lhe perguntei por que não iria jogar? E ele na sua humilde resposta: Estou fora de forma, mas, dentro de alguns dias eu voltarei aos gramados. Tempos depois fiquei sabendo que esse eterno craque de pernas tortas só jogou 13 partidas pelo Corinthians, pois já não tinha mais condições pelo seu vício com as bebidas alcoólicas e por também estar com os joelhos estourados.

Por pouco tempo estive ao lado de um lendário atleta que foi considerado um dos maiores jogadores de futebol do planeta".

WAGNER TERTULIANO - torcedor apaixonado do CA Bragantino

Comentários

Postagens mais visitadas

CLEBER WELLINGTON ABADE APITA PONTE PRETA x BRAGANTINO

BRAGANTINO TEM NOVO FORNECEDOR DE MATERIAL ESPORTIVO

JOGOS ENTRE BRAGANTINO x SÃO CAETANO