DIAS DE VIDEOCONFERÊNCIAS. NA PAUTA: A VOLTA DO FUTEBOL AOS GRAMADOS

ALGUMAS FEDERAÇÕES E ALGUNS CLUBES QUEREM BOLA ROLANDO A PARTIR DE MAIO

Foram duas videoconferências nesta terça-feira (28). Uma entre CBF e federações e a outra entre a entidade e os clubes que disputarão a Série A do Brasileiro. A volta do futebol brasileiro aos gramados foi assunto.

PRESIDENTE DA CBF, ROGÉRIO CABOCLO,
EM VIDEOCONFERÊNCIA COM REPRESENTANTES
DAS FEDERAÇÕES
FOTO: REPRODUÇÃO INTERNET
A entidade máxima ouviu pedido dos clubes, endossado por suas respectivas entidades estaduais, para retorno dos treinos já no início do próximo mês, ou seja, na próxima semana e, conseqüentemente, a volta de partidas oficiais.

A confederação afirmou que aguarda parecer das autoridades, mas prometeu apresentar protocolo base de prevenção que poderá ser adaptado a realidade de cada federação. O cenário construído entre os participantes da videoconferência é para a volta dos campeonatos estaduais na segunda quinzena de maio.

A Federação Paulista deve esperar ao menos até o dia 8 de maio para uma proposta mais efetiva. Na segunda-feira (27) a entidade promoveu uma videoconferência entre os médicos dos clubes das Séries A1, A2 e A3 do campeonato e o médico infectologista David Uip, chefe do Comitê de Contingência da Covid-19 do governo de São Paulo, que recomendou cautela ao menos até a data citada acima para que se possa definir um cronograma de retomada das atividades.

O período de quarentena no Estado de São Paulo está mantido até o dia 10 de maio, sem qualquer expectativa do que poderá acontecer a partir de então.

A CBF não era favorável ao retorno rápido do futebol brasileiro mas, por outro lado, está pressionada pelo interesse de algumas federações.

O ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, chegou a citar que não deveríamos ter nada de bola rolando antes do mês de junho. Este período corresponderia também a ausência de treinos coletivos, ou seja, nenhum tipo de aglomeração entre os atletas.

Para a finalização do Campeonato Paulista da Série A1 estão restando seis datas (duas para a finalização da primeira fase - fase de grupos - e mais quatro para os mata-matas).

Hoje já é irreversível a alteração no calendário previsto para o Campeonato Brasileiro, que deveria ter seu início neste próximo final de semana. Ainda sem data para se iniciar, o que se sabe é que a competição não terá início antes da finalização dos estaduais.

Uma coisa ficou acertada nesta última reunião: os clubes da Série A não devem prorrogar o período de férias coletivas para jogadores e comissões técnicas, que se encerra nesta quinta-feira, dia 30, dando margem para o retorno aos treinos, dependendo do aval das autoridades de cada cidade ou Estado.

Comentários

Postagens mais visitadas

CLEBER WELLINGTON ABADE APITA PONTE PRETA x BRAGANTINO

BRAGANTINO TEM NOVO FORNECEDOR DE MATERIAL ESPORTIVO

HISTÓRIAS: BRAGANTINO CAMPEÃO DA 3ª DIVISÃO EM 1979